segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Plantas alucinógenas-AYAHUASCA




"Chá de santo daime"


Esta planta é usada em rituais indígenas nas quais é produzida uma bebida alucinógena que, quando ingerida, segundo seus usuários libera a alma de seu confinamento corporal. O chá é feito de uma preparação de Banisteriopsis e Psycotria viridis, que possuem substâncias alucinógenas.
Mecanismo de ação:
DMT: estruturalmente semelhante à serotonina. Ação agonista serotoninérgica produz uma série de alterações cognitivas, sensoriais e emocionais. Ocorre sinergismo: a DMT seria oxidada pela MAO periférica, a qual está inibida pelas beta-carbolinas, acarretando aumento de sua absorção. Isso causa sensação de bem-estar ao indivíduo, impulso sexual e alucinações (visualização de animais, comunicação com divindades ou demônios e vôos para lugares
distantes).

Os efeitos iniciais são caracterizados por vertigem, náuseas e euforia.
Uso religioso da ayahuasca:
•Homens e mulheres (13 a 90 anos)
A avaliação psicológica de usuários de longo prazo não encontrou evidências de prejuízos nas atividades mentais. Funções cognitivas, fluência verbal, habilidade matemática, motivação, bem-estar emocional e personalidade foram alguns dos parâmetros avaliados no estudo.
O fenômeno de tolerância pode ser observado após seu uso regular, porém não tem sido constatado potencial de causar dependência. Ao contrário, a ayahuasca tem sido sugerida como adjunto no tratamento da dependência ao álcool e outras drogas de abuso .

Nenhum comentário: